Como fazer compras assertivas
- carreramariana

- 10 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de mai. de 2022
Valorize seu tempo, economize seu dinheiro, e não acumule o que não faz sentido para você.

Sempre escuto de várias mulheres que elas não têm o que vestir, apesar do armário estar lotado de peças. Existem vários fatores ligados a essa situação, e um deles é a falta de estratégia no momento de fazer compras.
Por isso eu trouxe algumas dicas que vão te ajudar a ser mais objetiva (e, consequentemente, econômica!) na hora comprar.
Conheça seu armário. Saiba todas as peças que você tem em casa, uma por uma. Isso vai te impedir de comprar algo que você já tenha. Pra ficar ainda melhor: faça essa lista no bloco de notas do seu celular. Assim, se você se encantar com algum item numa saída não planejada, você pode consultar rapidinho antes de comprar.

E por falar em listas, vamos à próxima dica: faça uma lista do que você precisa comprar. Sair de casa sem a lista (ou sem um objetivo claro) vai te deixar vulnerável à tentação de comprar mais do que você precisa de fato, e isso te leva inevitavelmente a fazer gastos desnecessários.
Não vá às compras se estiver chateada. Da mesma forma que não devemos ir ao supermercado com fome, devemos evitar compras quando não estamos bem.
A maioria das pessoas têm o hábito de se consolar comprando, e esses "prêmios" não são coisas que realmente precisamos, e sim, uma forma de buscar consolo momentâneo. Respire fundo, se distraia com outra coisa que te dá prazer...assim você não ganha mais motivos para se aborrecer!
Considere a frequência de uso do item que você quer levar. Não faz sentido comprar algo que você só vai usar de vez em quando, por conta do seu estilo de vida. Vou te dar um exemplo que cabe para mim: eu não frequento muitas festas. É muito difícil aparecer um convite para casamento, formatura, etc. Por isso, comprar um vestido de festa não cabe na minha vida atual. Se eu compro, só uso uma vez, e ele fica parado no meu armário, correndo o risco de ficar mofado, desbotar, ou não caber mais em mim caso meu peso oscile... Quando esse convite surgir, posso alugar um vestido. Economizo mais e não fico com peça parada em casa.
Planeje seus looks. De nada adianta comprar uma peça que você amou, mas que não combina com mais nada que você já tenha em casa. Sem o planejamento, você fica com duas opções:
a peça nova vai ficar encalhada;
você vai comprar mais roupas para combinar com a peça nova.
Já pensou? Prejuízo nos dois cenários! Então, ao escolher algo, pense nas possibilidades de looks que você pode montar com o que vai chegar no armário. Vale chegar a pelo menos 4 looks com a peça nova. Dessa forma, você vai ter aproveitamento de verdade, e seu tempo e dinheiro não serão desperdiçados.
Faça compras sozinha. Sim, isso mesmo que você leu. A influência de quem está com você não é sempre positiva. Aposto que você já ouviu algo como:"ah, leva, não custa nada, ficou lindo sim!" Acertei, não foi? Pois é. Muitas (muitas!) vezes, sua amiga/ prima/vizinha não sabem te orientar a fazer compras coerentes e que representem seu estilo. Elas podem inclusive te levar a tomar decisões precipitadas.

Espero que você tenha gostado das dicas! Procura colocar elas em prática, assim você se frustra menos na hora de comprar alguma coisa. Ah! Dica extra para diminuir a sensação de guarda-roupa lotado: quando comprar algo novo, veja se não tem alguma peça que possa sair do seu armário. Sempre tem aquela peça que você não está usando mais, e que não vai fazer falta para você. Ela pode ser doada ou vendida, a escolha é sua.
Na Consultoria de Imagem e Estilo nós abordamos uma forma de consumir que seja coerente, e faça real sentido na sua vida. Se quiser mais informações sobre meus serviços, você pode clicar aqui, ou entrar em contato comigo. Vou adorar te ajudar!
Beijos, Mari




Comentários